Prédio do CCE: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
 

Endereço

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Av. P. H. Rofls, s/nº
Campus Universitário
36570.900 – Viçosa – MG – BRASIL
Tel.: +55 (31) 3899-2480
Fax.: +55 (31) 3899-2483
E-mail: dpf@ufv.br

Apresentação

O Departamento de Física da UFV (DPF) foi criado em 1971 com a tarefa de ministrar as disciplinas básicas da física para os cursos de Agronomia, Florestas e Zootecnia. No início dos anos 80 foram criados, a partir da Licenciatura Plena em Ciências oferecida na UFV, os cursos de licenciatura e bacharelado em física. Entretanto até 1990 o DPF se limitou, essencialmente, à sua tarefa de prestador de serviços aos demais cursos da universidade. As exceções foram dois projetos PADCT, iniciados nos meados dos anos 80, que nuclearam os grupos de ensino de física e de instrumentação aplicada à agrometereologia.

A partir de 1987 o DPF iniciou um esforço sistemático visando a montagem de seus laboratórios de pesquisa através de projetos individuais e institucionais, firmados com a FINEP, CNPq e FAPEMIG. Os recursos aprovados foram da ordem de US$ 450 mil e possibilitaram a instalação dos laboratórios de materiais e fluorescência de raios-X, fotoacústica, instrumentação e das oficinas de apoio.

Paralelamente o DPF passou a investir maciçamente na formação de seus professores, uma condição necessária para consolidar seu próprio esforço de montagem dos laboratórios de pesquisa. Para se ter uma idéia desse investimento, o DPF contava em 1990 com 24 professores efetivos sendo que apenas quatro deles eram mestres em física, dois outros cursavam o mestrado em física e, dos mestres, apenas dois faziam o doutoramento em física. Naquela época os doutores do DPF, num total de cinco, tinham, todos, formação nas áreas de ciências térmicas ou engenharia agrícola. Atualmente este quadro encontra-se completamente alterado. O DPF conta hoje, após a transferência de cinco professores (engenheiros) para o departamento de Engenharia Agrícola, com quase a totalidade de seus docentes possuindo doutorado em física.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress