Nota máxima do Guia da Faculdade do Estadão 2025. Sala de reuniões do DPF Centro de Ciências Exatas (CCE) Sala limpa Espectroscopia RAMAN

Endereço

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Av. P. H. Rofls, s/nº
Campus Universitário
36570.900 – Viçosa – MG – BRASIL
Tel.: +55 (31) 3612-6250/6251
Fax.: +55 (31) 3612-6250
E-mail: dpf@ufv.br

Horário de atendimento
De 8h às 12h e de 14h às 18h

Informativo

Seminário da Pós – dia 02/08/24

“SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE GRANADAS DE TÚLIO E FERRO (TIG) CRESCIDAS POR RF-SPUTTERING E COM APLICAÇÕES EM SPINTRÔNICA”

Isabella Moraes de Melo – Departamento de Física UFV.

DATA: 02/08/2024.
HORÁRIO: 10h.
LOCAL: Auditório do CCE.

RESUMO:
A spintrônica representa um campo emergente e crucial para o avanço de tecnologias inovadoras, com foco na manipulação das propriedades de spin dos elétrons para armazenamento e transporte de informações. A criação de nanoestruturas magnéticas combinando materiais não magnéticos (NM) com isolantes ferrimagnéticos (FMI) fornece uma plataforma simples e versátil para explorar fenômenos spintrônicos. As Granadas de Ferro e Terras Raras (RIGs) surgem como materiais promissores para serem utilizados como FMI, devido à sua constante de amortecimento intrínseca excepcionalmente baixa, ideal para estudos de transporte de spin. Neste contexto, os filmes de Granada de Ferro e Túlio (TIG) com Anisotropia Perpendicular Magnética (PMA) demonstram potencial significativo para aplicações em estudos que exploram efeitos de spin, devido à sua constante de magnetostrição negativa, alta qualidade estrutural e magnética. Deste modo, nesta apresentação iremos apresentar resultados relacionados ao processo de fabricação e caracterização de fabricação de filmes de TIG crescidos pela técnica RF- Sputtering. Inicialmente, os filmes finos de TIG foram depositados por RF-Sputtering em substratos de GGG (Granadas de Gadolínio e Gálio – Gd3Ga5O12) à temperatura ambiente, seguido por um tratamento térmico pós crescimento em atmosfera reativa de O2. Este processo foi realizado no Laboratório de Materiais Avançados da UFV e teve como principal objetivo compreender como as condições de deposição e tratamento térmico influenciam nas propriedades microestruturais, cristalinas e morfológicas das amostras. Os resultados de difração de raios-x mostraram uma orientação preferencial ao longo do plano (111), com a formação de filmes monocristalinos somente após o tratamento térmico. Além disso, a Microscopia de Força Atômica (AFM) revelou uma superfície granular com rugosidade média de ~ 1,2 nm. A alta qualidade cristalina, morfológica e propriedades magnéticas favoráveis, tornam os filmes de TIG promissores para o desenvolvimento de dispositivos spintrônicos.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados