Bolsa de pós doutoramento no Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa

Procura-se interessados para pós-doutoramento para desenvolver projeto de pesquisa dentro do projeto intitulado Materiais Quânticos: Spintrônica, Minerais Estratégicos e Machine Learning, aprovado na Chamada Pública MCTI/FINEP/Ação Transversal Materiais Avançados e Minerais Estratégicos 2020. O projeto está sendo realizado numa cooperação entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), e coordenados pelos professores Adalberto Fazzio (Coordenador no CNPEM) e Joaquim Bonfim Santos Mendes (Coordenador na UFV).

Parte dos objetivos deste projeto consistem em explorar técnicas experimentais para desenvolver/fabricar nanoestruturas híbridas baseadas em materiais quânticos para utilização em spintrônica e outras aplicações, bem como caracterizar suas propriedades por meio de medidas eletrônicas, magnéticas, térmicas, ópticas, dentre outras. As atividades do bolsista serão realizadas no Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa (DPF-UFV).

Podem concorrer à bolsa interessados com bom histórico acadêmico de pós-graduação, com doutorado já concluído em áreas experimentais relacionadas ao tema do projeto e com bom nível de inglês. Além disso, o bolsista deverá atender aos requisitos da Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI – Nível A (Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação)

Os interessados em um dos tópicos indicados deverão enviar por e-mail: joaquim.mendes@ufv.br, até 03/09/2022, PDFs (total máximo de 20Mb) do histórico acadêmico de pós-graduação, curriculum vitae e lista de artigos publicados em revistas indexadas.