Seminário da Pós – dia 14/06/24

“SPINTRÔNICA NO MODELO DE KITAEV: Excitações de férmions de Majorana”

Lucas Vigiano dos Santos – Departamento de Física UFV.

DATA: 14/06/2024.
HORÁRIO: 10h.
LOCAL: Auditório do CCE.

RESUMO:
A pesquisa teórica em sistemas de baixas energias emergiu como um pilar inegável para avanços significativos, especialmente diante das descobertas de novos materiais. Este seminário se concentra no transporte de corrente de spin em uma interface entre um metal normal e o modelo honeycomb de Kitaev. Exploraremos as bases da spintrônica teórica, incluindo a aplicação da teoria quântica de campos e o processo de Segunda Quantização na matéria condensada, fornecendo descrições precisas de fenômenos emergentes. Além disso, discutiremos o modelo ‘fava de mel’ de Kitaev, destacando suas interações anisotrópicas nos spins, que dão origem a excitações de férmions de Majorana responsáveis pelo transporte de corrente de spin por meio de um processo de injeção de spin.