Sala de reuniões do DPF Centro de Ciências Exatas (CCE) Sala limpa Espectroscopia RAMAN

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Av. P. H. Rofls, s/nº
Campus Universitário
36570.900 – Viçosa – MG – BRASIL
Tel.: +55 (31) 3612-6250/6251
Fax.: +55 (31) 3612-6250
E-mail: dpf@ufv.br

De 8h às 12h e de 14h às 18h

Seminário EXTRA da Pós – dia 17/05/24

“Espectroscopia varredura por tunelamento de varredura de semicondutores e nanomembranas bidimensionais “

Angelo Malachias de Souza – Departamento de Física UFMG.

DATA: 17/05/2024.
HORÁRIO: 10h.
LOCAL: Auditório do CCE.

RESUMO:
Neste trabalho mostramos como a técnica de Espectroscopia de Tunelamento por Varredura (STS) se tornou uma ferramenta crucial para explorar a densidade local de estados e os efeitos da estrutura eletrônica de materiais bidimensionais e nanomembranas. Inicialmente usado como uma ferramenta derivada do STM (Microscopia de Varredura por Tunelamento), o STS evoluiu para fornecer resultados importantes para a compreensão de novos materiais e revelou-se independente dos objetivos usuais de resolução atômica da comunidade de STM em superfícies.
Ao discutir exemplos de diferentes classes de materiais, mostramos como as informações relevantes são extraídas. A observação de ferroeletricidade em GeS de poucas camadas [1], flutuações de dopagem em células solares SnS2: GeS [2], dopagem de superfícies com Mg em nanofios de GaAs [3] e estados confinados em pontos quânticos de InAs incorporados em nanomembranas de GaAs [4] fornecem uma visão do potencial técnico para a comunidade de materiais. Enfatizamos como as limitações anteriores ao uso de STS foram superadas com a preparação adequada da amostra e amplificadores de baixa corrente, expandindo o uso de STS ambiente (não UHV) e permitindo medições em condições de superfície oxidada.

[1] Rafael R Barreto, Thiago C Ribeiro, Gustavo HR Soares, Everton Pereira, Douglas R Miquita, Gustavo AM Safar, Mario SC Mazzoni, Angelo Malachias, Rogerio Magalhaes-Paniago, Nanoscale 16, 5794 (2024).
[2] Thiago C Ribeiro, Daniel HS Fonseca, Rafael Reis Barreto, Everton Pereira-Andrade, Douglas R Miquita, Angelo Malachias, Rogerio Magalhaes-Paniago, ACS Applied Materials & Interfaces 16, 1650 (2023).
[3] Thais Chagas, Guilherme AS Ribeiro, Bárbara LT Rosa, Danial Bahrami, Arman Davtyan, Rafael R Barreto, Juan C González, Rogério Magalhães-Paniago, Ângelo Malachias, ACS Applied Nano Materials 4, 12640 (2021).
[4] Barbara LT Rosa, Carlos A Parra-Murillo, Thais Chagas, Ailton J Garcia Junior, Paulo SS Guimaraes, Ch Deneke, Rogerio Magalhaes-Paniago, Angelo Malachias, ACS Applied Nano Materials 2, 4655 (2019).